Aicep Portugal Global instituto camões
  embaixada news Version Française




Boas-vindas
Mensagem de S. Exa. o Embaixador 
Equipa
Secção Consular
Conselhos aos Viajantes
Secção Comercial
Autorização de Residência para Actividade de Investimento (ARI)
Cultura
Argélia
Informações Úteis
Arquivo
 
 
Best Price Market
 



CULTURA


Carolina em Argel para dois concertos de fado

30-04-2014

No âmbito das comemorações do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP e do Festival Cultural Europeu, a fadista portuguesa “Carolina” realizará dois concertos em Argel:

Dia 7 de Maio, 17 horas (CPLP)
Auditório da Radio Algérienne
21, Boulevard des Martyrs – El Mouradia – Alger


Dia 11 de Maio, 19 horas (FCE)
Salle Ibn Khaldoun
12, Rue Docteur Saâdane – Alger


Célébration de la journée de la langue portugaise - Concert de Fernando Ferreira à Alger
09 - 05 - 2013

L’auditorium Aïssa-Messaoudi de la Radio algérienne a accueilli, dans la soirée de dimanche, un grand nombre d’étudiants de la communauté des pays de langue portugaise.


Programa da 14.ª edição do Festival Cultural Europeu
07 - 05 - 2013

A Delegação da União Europeia em Argel anunciou ontem o programa da 14.ª edição do Festival Cultural Europeu, que terá lugar entre 10 e 30 de Maio e proporcionará ao público um contacto com manifestações artísticas dos 16 Estados Membros presentes na Argélia.

O programa inclui concertos de música, actuações teatrais e dança, desdobrando-se entre a sala Ibn Khaldoum (junto ao Palácio do Governo) e o Auditório da Rádio Nacional Argelina, para além de algumas apresentações em Oran e Annaba.

A participação portuguesa será assegurada pelo jovem e talentoso fadista Gustavo, que actuará no Domingo, dia 12 de Maio, na Sala Ibn Khaldoum, a partir das 19h00.


Programa (Pdf)


Participação portuguesa no Festival Cultural Europeu

Conforme vem sendo habitual, Portugal participará na próxima edição do Festival Cultural Europeu na Argélia, com um concerto do fadista Gustavo.

Seguindo as pisadas de seu pai, António Pinto Basto, actuou pela primeira vez em público aos 15 anos numa casa de fados em Lisboa. Desde então começou a participar em inúmeros espectáculos com grandes vozes do fado, podendo destacar-se: Rodrigo, Vicente da Câmara, José da Câmara, Maria João Quadros, Teresa Tapadas e, claro, o seu próprio pai. Actualmente, está também a tirar o curso superior de Jazz e Música Moderna na Universidade Lusíada de Lisboa.

Em representação de Portugal, apresentar-se-á no dia 12 de Maio na Sala Ibn Khaldoum, a partir das 19 h (vd. convite em anexo).

No dia 13 de Maio, Gustavo actuará, a partir das 19h30, no restaurante Veranda (Bois des Arcades), em formato mais intimista. Reservas de mesa podem ser feitas pelo número 021 65 29 09.

Gustavo

Ecran Galaxy Note 4

Demain à l'auditorium Aïssa-Messaoudi - La langue et la culture portugaises à l’honneur
Source : liberte.com

En vue de promouvoir la langue et la culture portugaises, les ambassades d’Angola, du Brésil, de Guinée-Bissau, du Mozambique et du Portugal, avec l’appui de la Radio algérienne, organisent demain dimanche 5 mai, à partir de 17h30, à l'auditorium de la Radio algérienne Aïssa-Messaoudi, plusieurs activités qui reflètent la diversité culturelle de la Communauté des pays de la langue portugaise (CPLP).


Célébration de la Journée de la Langue Portugaise, le 5 mai à Alger

La célébration de la Journée de la Langue Portugaise et de la Culture de la CPLP, le 5 mai, la Communauté des Pays de la Langue Portugaise (CPLP)(lAngola, le Brésil, le Cap-Vert, la Guinée-Bissau, le Mozambique, le Portugal, le São Tomé et Príncipe et le Timor Lest), sera marqué un concert du chanteur Fernando Ferreira, à l’Auditorium de la Radio Nationale , à Alger, à partir de 17H30.


Langue portugaise - Saudade à Alger

La célébration de la Journée de la langue portugaise et de la culture de la CPLP, le 5 mai, dans la Communauté des pays de la langue portugaise (CPLP) (Angola, Brésil, Cap-Vert, Guinée-Bissau, Mozambique, Portugal, São Tomé et Príncipe et Timor est), sera marquée par un concert du chanteur Fernando Ferreira, à l’Auditorium de la Radio nationale, à Alger, à partir de 17H30.


Comemoração do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP

As Embaixadas de Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique (presidência em exercício) e Portugal comemoram, no próximo dia 5 de Maio, o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), na Rádio Argelina.

Assim, os ouvintes das várias estações da Rádio Nacional terão oportunidade de conhecer os sons e os ritmos dos países da CPLP, numa programação musical especial que será emitida ao longo do dia. Uma entrevista com os Embaixadores dos países lusófonos membros da CPLP acreditados em Argel esclarecerá os ouvintes sobre os valores e a missão da CPLP, bem como sobre as tradições culturais dos respectivos Estados, ligadas pelo património comum da língua portuguesa.

Um espectáculo a cargo dos grupos culturais dos estudantes bolseiros angolanos, guineenses e moçambicanos animará, a partir das 17h30, o Auditório da Rádio Nacional, local onde, a partir das 19h30, o músico português Fernando Ferreira apresentará um concerto emblemático da riqueza da CPLP.

Cursos de formação à distância do Instituto Camões

Encontram-se abertas até 17 de fevereiro corrente as inscrições para os seguintes cursos de formação à distância do Instituto Camões:

1 - Cursos de especialização creditados com ECTS (European Credits Transfer System):


  CULTURA
Curso de especialização pós-graduado: Cultura Portuguesa Contemporânea
 
  TRADUÇÃO 
Tradução e Tecnologias de Informação Linguística

2 - Cursos creditados pelo CCPFC para formação contínua de professores

MIPL 2.0. – Materiais interactivos para Português Língua Segunda na web 2.0.
Laboratório de Escrita Criativa – Nível Introdutório
Ferramentas da Linguística Computacional para Ensino do Português
A Nova Norma Ortográfica da Língua Portuguesa 
A Leitura de Textos Literários no contexto do Ensino de Português no Estrangeiro 
Promoção da Leitura em Ambiente Escolar 

3 - Cursos de português para fins específicos

Laboratório de Escrita Jornalística
Português para Negócios
Laboratório de Escrita Criativa – Nível Avançado 

4 - Cursos de Português para Estrangeiros

Portuguese for Foreigners, level A 1
Portuguese for Foreigners, level A 2
Português para Estrangeiros, nível B1
Português para Estrangeiros, nível B2
Português para Estrangeiros, nível C1


Mais informações em http://cvc.instituto-camoes.pt/ensino-a-distancia/novos-cursos.html

Cursos de formação à distância do Instituto Camões

Encontram-se abertas até 9 de outubro corrente as inscrições para os seguintes cursos de formação à distância do Instituto Camões:

1 - Cursos de especialização creditados com ECTS (European Credits Transfer System):

Curso de especialização pós-graduado: Portugal e os Pós-Colonialismos
Tradução e Tecnologias de Informação Linguística

2 - Cursos creditados pelo CCPFC para formação contínua de professores

MIPL 2.0. – Materiais interactivos para Português Língua Segunda na web 2.0.
Laboratório de Escrita Criativa – Nível Introdutório
Ferramentas da Linguística Computacional para Ensino do Português

3 - Cursos de português para fins específicos

Laboratório de Escrita Jornalística
Português para Negócios

4 - Cursos de Português para Estrangeiros

Portuguese for Foreigners, level 1
Portuguese for Foreigners, level 2
Português para Estrangeiros, nível 3


5 - Candidaturas a abrir brevemente

Pragmática Linguística e Ensino do Português: A Comunicação Oral e Escrita (curso creditado pelo CCPFC)

Mais informações em
http://cvc.instituto-camoes.pt/ensino-a-distancia/novos-cursos.html

SILA – Salão Internacional do Livro de Argel

A 17.ª edição do Salão Internacional do Livro de Argel (SILA) decorre, de 20 a 29 de setembro, no Palácio de Exposições da SAFEX, cobrindo uma superfície de 14 mil m2. Conta com 750 expositores, incluindo 630 casas de edição.

A edição de 2012, com o slogan «Meu livro, minha liberdade», comemora o cinquentenário da Argélia e homenageia diversos autores e homens da cultura que acompanharam a guerra de liberação.

Entre os 41 países representados, incluem-se os 7 institutos culturais europeus que constituem o núcleo EUNIC de Argel, e que partilham um stand comum, na zona B do Pavilhão Central.

A participação do Instituto Camões consiste na exposição de livros dos nossos autores, em língua portuguesa ou traduzidos em francês, e de escritores da CPLP. Estão igualmente disponíveis 400 exemplares gratuitos do livro bilingue, em português e árabe, dedicado à presença do ex-Presidente Manuel Teixeira Gomes na Argélia, intitulado «Um Português no Magrebe».

No dia 26, pelas 14h00, decorrerá na sala de conferências EUNIC uma palestra de sensibilização à língua portuguesa, à qual serão associados os parceiros da CPLP.

Programmation EUNIC (Pdf)

Pós-graduação em Islão Contemporâneo, Culturas e Sociedades

A Universidade Nova de Lisboa, em articulação com o Programa Próximo Futuro da Fundação Calouste Gulbenkian, promove uma pós-graduação em Islão Contemporâneo, Culturas e Sociedades, no ano letivo 2012/2013.

O curso estará vocacionado para a formação e especialização nas áreas de conhecimento das culturas islâmicas e da religião muçulmana na contemporaneidade, complementando esta vertente social com uma valência de intervenção política no que respeita à monitorização de relações de multiculturalidade e diplomáticas.

Mais informações podem ser consultadas no folheto anexo ou no sítio :

FOLHETO UNL (Pdf)

Pós-graduação em Islão Contemporâneo, Culturas e Sociedades


Lisbonne (Portugal) la ville aux sept collines

Lorsque le vol de la TAP, la compagnie aérienne portugaise, en provenance d’Alger survole le lit du Tage pour se mettre sur sa trajectoire d’atterrissage, le moyen-courrier laisse découvrir par les hublots, à la centaine de passagers, une ville éclatée et éclatante baignée par les eaux dorées de l’océan Atlantique.


Festival culturel Européen : Un mélange sympathique de fado, de twist et de soul music

Le public algérois a eu un véritable coup de cœur pour le groupe portugais Os Eléctricos, et c’est le moins que l’on puisse dire. D’inspiration très soul, style rétro années 1950 et 1960, avec une touche «swing» personnelle.


Ciclo de cinema iberoamericano

Entre 3 e 7 de junho, decorrerá no Instituto Cervantes de Argel um ciclo de cinema iberoamericano que permitirá ao público conhecer a produção cinematográfica de 8 países.

Portugal participa nesta iniciativa com o filme «Águas Mil», do realizador Ivo Ferreira, que será projetado no dia 6 de junho, pelas 14h00.



PROGRAMACIÓN (Pdf)

Ciclo de cinema iberoamericano


13ème édition du festival culturel européen en Algérie
Os Electricos du Portugal enchante les jeunes

Le Portugal était l’invité du treizième festival culturel européen en Algérie, avant-hier soir, à la salle Ibn Zeydoun de l’OREF. Le public venait nombreux chaque année pour apprécier le fado portugais. Mais, pour cette édition les amateurs ont pu découvrir un autre style musical de ce pays. Le groupe Os Electricos s’est illustré plus d’une heure sur du rock et de la musique traditionnelle mijotée à la sauce électro.


Projeto Memórias da I Guerra Mundial (1914-1918)

O Instituto de História Contemporânea (IHC) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em colaboração com diversas instituições, está a promover um conjunto de iniciativas por ocasião do Centenário da I Grande Guerra focando, em particular, a participação portuguesa e o impacto que esse primeiro conflito mundial teve em Portugal.

Entre outras atividades, está a promover um projeto designado Memórias da I Guerra Mundial 1914-1918, com o qual pretende recolher e divulgar testemunhos relacionados com a participação de Portugal - relatos, memórias, reprodução de imagens, documentos, diários, cartas, postais, fotografias, mapas, filmes, músicas, objetos e histórias que lhes estão associadas. Pretende-se conhecer as histórias dos que partiram para a Guerra e dos que ficaram, das suas famílias, percursos, legados.

Entre 1914 e 1918 partiram para a Guerra mais de 100 000 soldados portugueses. Combateram em África, lutaram na Flandres. Morreram quase 8 mil homens, outros tantos ficaram feridos, 6 mil desaparecidos e mais de 7 mil foram feitos prisioneiros.

Para além da disponibilização dos conteúdos recolhidos no quadro nacional, nomeadamente através do portal www.portugal1914.org , este projeto visa ainda a sua partilha no plano internacional, através da sua integração no projeto europeu Europeana 1914-1918 (http://www.europeana1914-1918.eu/en) e no programa internacional dedicado ao centenário da I Guerra Mundial.

Quem desejar partilhar as suas memórias, designadamente familiares, poderá fazê-lo através do e-mail memoriasguerra@portugal1914.org.


Comemoração do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP






Comemoração do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP

As Embaixadas de Angola (presidência em exercício), Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal comemoraram, no dia 5 de maio, o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), através de uma programação realizada na Rádio Argelina.

Assim, os ouvintes da Chaîne 3 tiveram a oportunidade de conhecer as sonoridades e os ritmos dos países da CPLP, numa hora de música emitida entre as 14h e as 15h. Posteriormente, uma entrevista dos Embaixadores da CPLP acreditados em Argel elucidou os ouvintes sobre a história e missão da CPLP, bem como sobre as diferentes tradições culturais, ligadas pelo património comum da língua portuguesa.

Um concerto animado pelo músico brasileiro Sérgio de Andrade teve ainda lugar no auditório da Rádio Argelina, seguido de uma receção durante a qual estiveram expostos diversos cartazes e esculturas alusivos aos países membros.




Vitre Galaxy S3
Comemoração do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP






Festival Cultural Europeu – 13 a 31 de maio 2012
Conforme vem sendo habitual, a Delegação da União Europeia em Argel, com a colaboração das Embaixadas dos Estados Membros na Argélia, e com o Alto Patrocínio do Presidente Abdelaziz Bouteflika, oferece no mês de maio uma extensa programação cultural, na Sala Ibn Zeydoun de Ryadh El Feth (Monumento).

Entre 13 e 31 de maio, a produção cultural dos países membros da UE desfilará perante o público argelino e expatriado, com variados concertos que ilustram tradições e novas tendências dos diversos panoramas artísticos nacionais.

A entrada nos concertos é livre e gratuita, sendo aconselhável chegar com alguma antecedência em relação ao horário dos espetáculos, previstos para as 19h.

O detalhe das diversas manifestações culturais pode ser consultado no blog da Embaixada.

> Programme (Pdf)
Festival Cultural Europeu


Concerto português na Sala 1001 Nuits do Hotel Sheraton - 28 de maio
O grupo português Os Eléctricos animará uma noite repleta de ritmo na Sala 1001 Nuits do Hotel Sheraton Club des Pins, em Argel, a partir das 21h00 de dia 28 de maio.

Para relaxar, escutar ou mesmo dançar, este concerto intimista constitui uma oportunidade para descobrir ou rever um dos grupos mais carismáticos da atualidade musical portuguesa, que soube reinventar grandes clássicos e produzir originais de inquestionável qualidade.

Para mais informações sobre este espetáculo ou reserva de mesas, pode ser contactado diretamente o Hotel Sheraton, através do telefone 021 377 777 (extensão 77502).
Concerto português na Sala 1001 Nuits do Hotel Sherato




Concerto português no Festival Cultural Europeu – 27 de maio
O grupo português Os Eléctricos representará Portugal na 13.ª edição do Festival Cultural Europeu, com um concerto na Sala Ibn Zeydoun de Ryadh El Feth (Monumento) às 19h00 de dia 27 de maio.

Com um estilo original e inovador, Os Eléctricos concedem novo ritmo às músicas tradicionais portuguesas e a êxitos tão conhecidos como «Moda das Tranças Pretas», «Óculos de Sol», «Olhos Castanhos», entre outros. Simultaneamente, surpreendem-nos com canções originais repletas de swing num concerto que não deixará ninguém indiferente.

Um espetáculo a não perder!
Concerto português no Festival Cultural Europeu


13E ÉDITION DU FESTIVAL CULTUREL EUROPÉEN
" Célébrer le dialogue interculturel "

Nous sommes là pour célébrer la Journée de l'Europe (le 9 mai) et le Festival culturel européen en Algérie qui fait découvrir la richesse et la diversité de la culture européenne. Ce festival n'est juste qu' un retour des choses.

13e FESTIVAL CULTUREL EUROPÉEN EN ALGÉRIE
Aux couleurs de la coopération artistique

À l’occasion de la 13e édition du Festival culturel européen, qui se déroulera du 13 au 31 mai 2012 à la salle Ibn Zeydoun, la délégation de l’Union européenne a organisé, hier matin, une conférence de presse. Dans son allocution, Mme Laura Baeza, ambassadeur et chef de délégation, a souligné l’importance de l’organisation d’un tel événement en Algérie. Elle espère qu’il sera de qualité et la programmation artistique à la hauteur des attentes du public algérois.



Célébration de la Journée de la Langue Portugaise : Samba de Janeiro à Alger

Le chanteur Sérgio de Andrade a porté et transporté le public de l’Auditorium de la Radio nationale, samedi soir, à destination du Brésil, la samba et de la saudade.

Célébration de la Journée de la Langue Portugaise à Alger

A l’occasion de la célébration de la Journée de la Langue Portugaise et de Culture de la Communauté des Pays de langue portugaise (CPLP), l’Ambassade du Brésil avec le soutien de celles du Portugal, Angola, Guinée Bissau et Mozambique, et avec la participation de la Radio Algérienne, un concert du chanteur brésilien Sergio De Andrade, sera organisé, le 5 mai 2012, à 19h, à l’Auditorium de la Radio Algérienne Aïssa Messaoudi.

Conferência sobre " Património Islâmico em Portugal: preservação e valorização "
O Professor Santiago Macias, perito em História e Arqueologia do Período Medieval, irá proferir, no próximo dia 17 de abril, pelas 10h00, na Biblioteca do Museu das Antiguidades em Argel, uma conferência subordinada ao tema «Património Islâmico em Portugal – preservação e valorização".

Este evento inscreve-se nas comemorações do Mês do Património e será seguido da inauguração, na sala de exposições do referido Museu, da exposição «Mértola, último porto do Mediterrâneo», que esteve patente até ao passado mês de março no Palácio da Cultura de Tlemcen, no quadro da manifestação «Tlemcen 2011, capital da cultura islâmica».

A exposição em apreço poderá ser visitada no Museu das Antiguidades de Argel até ao final de abril.



Abertura de concurso para Ensino de Português no Estrangeiro

Informam-se os interessados que se encontra aberto procedimento concursal para constituição de reservas de recrutamento de pessoal docente do ensino português no estrangeiro, para o ano letivo 2012-2013. O prazo para apresentação de candidaturas decorre entre as 00h00 do dia 27 de março e as 24h00 do dia 10 de abril de 2012, conforme o Aviso n.º 4629-A/2012 publicado na 2.ª série do Diário da República, de 26 de março de 2012

(vd. http://www.instituto-camoes.pt/images/stories/pcepe_2012_2013/Aviso-4629-A-2012.pdf )



Informações complementares podem ser obtidas através da ligação 

http://www.instituto-camoes.pt/pcepe-notificacoes

Inauguração da exposição Mértola, último porto do Mediterrâneo"
Foi inaugurada no dia 16 de fevereiro, no Palácio da Cultura de Tlemcen, a exposição «Mértola, último porto do Mediterrâneo», na presença do respetivo autor, Professor Santiago Macias, do comissário de «Tlemcen 2011, capital da cultura islâmica», Abdelhamid Belblidia, assim como de numerosos representantes da comunicação social (rádio, televisão e imprensa).

Nessa mesma manhã, o Professor Santiago Macias proferiu uma conferência subordinada ao tema «património islâmico em Portugal – preservação e valorização», que contou com a presença de muitos estudantes da Universidade Abou-Bekr Belkaïd e de vários representantes do Ministério da Cultura argelino.

Estes dois eventos constituem a contribuição portuguesa para a importante manifestação cultural «Tlemcen 2011, capital da cultura islâmica» que conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República Argelina Democrática e Popular, Sua Excelência Abdelaziz Bouteflika.

A exposição em apreço ficará patente até dia 16 de março próximo.



Ecran Galaxy Alpha




BEM-VINDOS A GUIMARÃES 2012, CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA

http://www.guimaraes2012.pt/...



Guimarães (Portugal). Capitale européenne de la Culture - Un événement ambitieux

Depuis le 21 janvier, le cœur du Portugal bat la chamade. Plus précisément dans la ville de Guimarães. Et pour cause ! Guimarães a été «intronisée», officiellement, «Capitale européenne de la culture», au même titre que la ville de Maribor en Slovénie. Guimarães accueillera plus de 600 événements culturels.


C’est un grand spectacle de son et lumière qui a étrenné cet événement culturel européen, le 21 janvier 2012, en célébrant Guimarães, capitale européenne de la culture 2012. Deux symboles pour cette fête, un homme géant pour symboliser l’Europe, et un cheval géant pour représenter le Portugal. Les habitants de Guimarães ont aussi pu profiter de la technique du videomapping, qui consiste à projeter des images lumineuses sur les façades des immeubles. Une technique de plus en plus utilisée, notamment lors de la Fête des Lumières à Lyon (France). Ont assisté à la cérémonie d’ouverture,  le président de la République Cavaco Silva, le Premier ministre portugais Pedro Passos Coelho, et le président de la Commission européenne José Manuel Barroso.

Ce dernier a d’ailleurs souligné devant plus de 3500 spectateurs combien «la culture est importante du point de vue économique». Il a rappelé que l’industrie culturelle représente aujourd’hui 3,5 à 4% du PIB européen. Pour faire de la culture, il faut cependant des moyens et en ces temps de crise et de restrictions budgétaires, le président de la Fondation Cidade Guimarães a dû s’adapter à une réalité portugaise marquée par la «sinistrose». Son budget :  25 millions d’euros auxquels ont été retirés 20% de ce qui avait été initialement décidé. Guimarães est située dans le nord du Portugal (district de Braga).

Berceau de la nation
C’est une ville hautement historique. Elle est affublée du titre ancestral : «Berceau de la nation» du Portugal, où fut adoubé Alfonso Henriques comme premier roi du Portugal. La preuve !  Guimarães est classée depuis 2001 par l’Unesco comme patrimoine culturel de l’humanité. Ville unique, spéciale et surprenante de par son patrimoine, son paysage, sa capacité d’entreprendre  et de par le dynamisme de sa population hospitalière. Guimarães a été créée au XIIe siècle, en 1128.  C’est à Guimarães qu’est né le premier roi du Portugal, Afonso Henriques au XIe siècle.

Aujourd’hui, la ville a l’une des populations les plus jeunes d’Europe : 50% de ses habitants ont moins de 30 ans. L’idée est de renforcer la communauté locale, en encourageant l’implication des jeunes dans cette programmation 2012, tout en menant l’économie d’une croissance industrielle vers une ère plus créative et compétitive. Aussi, Guimarães sera l’hôte d’un gigantesque carrefour européen dédié à la culture. Un immense «coin de Florence», où tous les saltimbanques de toute l’Europe s’invitent au Portugal.

Coin de Florence
Des créateurs et créations dans toute leur dimension plurielle, diverse, riche et pluridisciplinaire : musique, cinéma, photographie, beaux-arts, architecture, littérature, pensée, théâtre, danse, arts de la rue, et ce, de par une interaction fusionnelle, artistiquement parlant. Les produits artistiques imaginés et créés par les résidants portugais vont s’unir avec ceux venant de toute l’Europe. Et, par voie de conséquence, Guimarães sera actante et actrice de la création culturelle européenne. Sous ses auspices, elle officiera en tant que  promoteur de la diversité culturelle de l’Europe, révélant ses créations.Bref, agitatrice de talents !  Guimarães, capitale européenne de la culture sera également un catalyseur pour le développement de la ville et la région environnante. Aussi bien sur le plan social que celui économique, et  la promotion de l’accès global à la culture et l’amélioration de la région et son patrimoine collectif public.

Source : K. Smail - El Watan

JOURNÉES CULTURELLES DU PORTUGAL À TLEMCEN
“Mertola, dernier port de la Méditerranée”

Cette exposition est l’œuvre de l’archéologue  Santiago Macias, qui est en quelque sorte le résumé de sa thèse de doctorat d’état qu’“il a voulu partager avec les populations du Portugal et des pays riverains”.


TLEMCEN: Le Portugal exhibe son patrimoine islamique

Visiblement, le programme des journées culturelles étrangères, version 2011, commence à donner des signes d'anorexie en ce début d'année «transitoire». Après les journées culturelles de la province d'Ispahan (Iran) qui se sont réduites à une exposition d'œuvres calligraphiques (du 8 au 11 février), animée par deux calligraphes, c'est au tour du Portugal, à travers la ville de Mértola, de suivre le même sillage, toutes proportions gardées : une exposition et une conférence intitulée «Le patrimoine islamique du Portugal : mise en valeur». Cette conférence a été donnée dans la matinée de jeudi dernier par M. Santiago Macias, chercheur à l'université de Coimbra, archéologue chargé du chantier de Mértola, également commissaire de l'exposition qui se tiendra durant un mois au palais de la culture de Mansourah.


Argélia: Mértola histórica em exposição na ‘Capital da Cultura Islâmica’

Seis anos depois de ter sido apresentada pela primeira vez em Lisboa, no Castelo de São Jorge, onde foi vista por 27 mil pessoas, a exposição Mértola, o último porto do Mediterrâneo, chega a Tlemcen, na Argélia, onde decorre a Capital da Cultura Islâmica de 2011.



http://www.instituto-camoes.pt/noticias/2990-mertola-historica-em-exposicao

Mértola, o último Porto do Mediterrâneo

O investigador e historiador Santiago Macias profere na 5.ª feira, dia 16 de fevereiro, pelas 10h30, no Palácio da Cultura de Tlemcen, uma conferência sob o tema «Património Islâmico em Portugal – arqueologia e valorização».

Também nesse dia e no mesmo local, mas às 17h00, será inaugurada a exposição portuguesa «Mértola, o último Porto do Mediterrâneo», da autoria do Professor Santiago Macias. Esta exposição estará patente até dia 17 de março.

Estes eventos constituem o contributo português para as comemorações de «Tlemcen, capital da cultura islâmica» e contam com o apoio do Instituto Camões, da Embaixada de Portugal em Argel e do Ministério da Cultura argelino.


Mértola, le dernier Port de la Méditerranée

Programa de Apoio à Edição

Estão abertas, até 30 de março de 2012, as candidaturas ao Programa de Apoio à Edição do Instituto Camões, para tradução de obras de autores de língua portuguesa noutros idiomas. Este programa destina-se às editoras estrangeiras que disponham de capacidade de distribuição internacional. O Regulamento está disponível em

http://www.instituto-camoes.pt/cultura/edicao/arquivo-apoio-a-edicao

Atuação do Duo Raposo em Argel – 20 de dezembro

O «Duo Raposo» representará Portugal no Festival Internacional de Música Andaluza e Músicas Antigas, que decorre a partir do próximo dia 20 na Sala Ibn Zeydoun, de Ryadh el Feth (Monumento dos Mártires).

Com uma formação de base em guitarra clássica, a que acrescentaram uma experiência autodidática de música ligeira, inspirada nas criações de Carlos Paredes e Octávio Sérgio, os irmãos Miguel e Filipe Raposo propõem-se revisitar o repertório musical de Coimbra no concerto que realizarão na sessão de inauguração do Festivalgérie.

Os espetáculos do Festivalgérie iniciam às 20h e a entrada é gratuita.



Cursos de formação à distância do Instituto Camões

Encontram-se abertas até 9 de outubro corrente as inscrições para os seguintes cursos de formação à distância do Instituto Camões :

1 - Cursos de especialização creditados com ECTS (European Credits Transfer System):


Cultura
Curso de especialização pós-graduado em Cultura Portuguesa Contemporânea
Estudos Pós-coloniais: Atlânticos Sul
Patrimónios de Influência Portuguesa

2 - Cursos de Português para Estrangeiros

Portuguese for Foreigners, level 1
Portuguese for Foreigners, level 2
Português para Estrangeiros, nível 3
Português para Negócios

3 - Cursos de português para fins específicos

Laboratório de Escrita Jornalística
Laboratório de Escrita Criativa – Nível Avançado

4 - Cursos creditados pelo CCPFC para formação contínua de professores

MIPL 2.0. – Materiais interactivos para Português Língua Segunda na web 2.0
Laboratório de Escrita Criativa – Nível Introdutório
Meio Século de Literatura Portuguesa (1880-1930)
Literaturas Africanas de Língua Portuguesa
A Novíssima Poesia Portuguesa
Formação de professores na e para a intercompreensão através de práticas colaborativas on-line

Mais informações em www.instituto-camoes.pt


12e Edition Du Festival Culturel Européen En Algérie
Entre Emotion Et Gaieté


Les soirées se succèdent, offrant des escales différentes au public algérois dans les pays de l’Europe. Dans le cadre du 12e Festival culturel européen en Algérie, des découvertes artistiques sont proposées jusqu’au 31 du mois encours, chaque soir à partir de 19h, à la salle Ibn Zeydoun (Oref). Samedi dernier, la Grèce était à l’honneur avec le groupe Encadria.
..

12e festival culturel européen d'Alger - Le saudade de Térésa Lopès caresse la ville blanche

La mélancolie de Lisbonne plaît à Alger l Lundi soir, le concert fado de la Portugaise Térésa Lopès Alvès a attiré les grandes foules à la salle Ibn Zeydoun, au complexe Riad El Feth, à Alger l  Même les allées de la salle étaient occupées !


Atuações em Argel da fadista Teresa Lopes Alves Atuações em Argel da fadista Teresa Lopes Alves
No quadro da programação cultural da Embaixada de Portugal em Argel para o corrente ano, a jovem fadista Teresa Lopes Alves realizou duas atuações nesta capital, acompanhada pelos guitarristas Guilherme Banza e Gustavo Roriz.

Assim, no dia 15 de maio, a cantora portuguesa atuou no conceituado Crystal Lounge do Hotel Hilton para uma plateia composta essencialmente pela comunidade portuguesa e pelo corpo diplomático localmente acreditado.

No dia 16, representando Portugal no Festival Cultural Europeu, a fadista deu um concerto na Sala Ibn Zeydoun, para uma plateia esgotada com um público essencialmente argelino e muito entusiasta deste género musical.

Concertos de fado em Argel com Teresa Lopes Alves Teresa Lopes Alves
Integrada na 12.ª edição do Festival Cultural Europeu em Argel, a jovem fadista Teresa Lopes Alves realizará duas atuações nesta capital.

Assim, no domingo, dia 15 de maio, os dotes vocais desta artista poderão ser apreciados, a partir das 21h00, no Crystal Lounge do Hotel Hilton de Argel, num serão dedicado exclusivamente à música portuguesa.

Na segunda-feira, dia 16 de maio, a cantora atuará na Sala Ibn Zeydoun, do Office Riadh El Feth, a partir das 19h00. A entrada neste concerto é livre e limitada aos lugares disponíveis, pelo que se aconselha chegar com meia hora de antecedência.

Dois espetáculos com o apoio do Instituto Camões, da Delegação da União Europeia em Argel, e da Embaixada de Portugal.

L’œuvre de José Saramago revisitée
Sila 2010

http://www.sila-dz.com

Abertura do liceu internacional de Argel – ano letivo 2012-2013

O Ministério dos Negócios Estrangeiros argelino informou que será inaugurado, a partir do ano letivo 2012-2013, o novo liceu internacional de Argel, destinado aos filhos dos cidadãos estrangeiros residentes neste país.

Sob tutela do Ministério da Educação Nacional argelino, este liceu internacional privilegiará uma abordagem plurilinguística do ensino, que será realizado nos idiomas francês, inglês e árabe.

As instalações do novo liceu, em Kouba, disporão de diversos equipamentos, entre os quais uma piscina, vários campos de futebol e polidesportivos, 3 refeitórios, uma unidade de cuidados médicos, bibliotecas, laboratórios, auditório, anfiteatro, mediateca, assim como a possibilidade de residência em regime de internato para 376 alunos.

Para assegurar uma adequada disponibilidade de vagas, as autoridades argelinas solicitam a indicação com a possível brevidade do número de cidadãos estrangeiros eventualmente interessados em inscrever os seus descendentes.

Neste momento encontram-se previstos os seguintes níveis de ensino:

Creche e infantil: 40 vagas
Primária: 360 vagas
Ciclo preparatório e secundário (CEM): 600 vagas
Liceu: 1000 vagas

Os cidadãos portugueses residentes na Argélia que tenham eventualmente a intenção de inscrever os seus filhos neste estabelecimento de ensino podem, desde já, manifestar esse interesse junto dos serviços consulares da Embaixada de Portugal em Argel.



Programa de Bolsas do Instituto Camões: pré-candidaturas abertas entre 15 e 22 de março

Decorrerá entre 15 e 22 de março a fase de pré-candidaturas ao Programa de Bolsas do Instituto Camões, de acordo com o aviso de abertura disponível em

http://www.instituto-camoes.pt/entrada/bolsas-de-estudo/cidadaos-estrangeiros.html


O regulamento deste Programa foi aprovado pelo Despacho n.º 1251/2011, publicado na 2.ª série do Diário da República de 14 de janeiro de 2011.


KHALIDA TOUMI LIVRE LES GRANDES LIGNES DE LA MANIFESTATION “TLEMCEN CAPITALE DE LA CULTURE ISLAMIQUE 2011” : Une bonne partie du programme dévoilée

Elle sera ouverte officiellement le 16 avril prochain, coïncidant avec la Journée du savoir. Elle sera précédée la veille par une ouverture populaire. Le lancement de certaines activités est prévu pour le 15 du mois en cours à l’occasion de la célébration du Mawlid Ennabaoui echarif.

Dans le cadre des préparatifs de la manifestation “Tlemcen capitale de la culture islamique 2011”, organisée par l’Algérie, la ministre de la Culture a organisé une conférence de presse – la première officielle – autour du programme culturel que l’institution qu’elle dirige a prévu...


41 pays ont confirmé leur présence à "Tlemcen capitale de la culture islamique".

Les festivités de la manifestation « Tlemcen, capitale de la culture islamique » débuteront officiellement le samedi 16 avril 2011. Une cérémonie populaire est prévue une journée auparavant pour lancer la manifestation internationale. « Il y aura un lancement national des activités le 15 février 2011 avec la célébration du Mawalid ennaboui », a déclaré Khalida Toumi, ministre de la Culture, lors d’une conférence de presse samedi 5 février à la salle Frantz Fanon, à l’Office Riadh El Feth à Alger. Selon elle, 29 pays, membres de l’Organisation islamique de l’éducation, les sciences et la culture (ISESCO), ont confirmé leur participation à la manifestation. Une douzaine d’autres pays, non membres de l’ISESCO, seront également présents à Tlemcen. Il s’agit, entre autres, de l’Inde, la Chine, les États-Unis, l’Espagne, Cuba et le Portugal.  « Leur présence entre dans le cadre du dialogue entre les cultures qui représente l’un des fondements conceptuels de la philosophie des capitales culturelles », a-t-elle indiqué.


Cursos de formação à distância do Instituto Camões

Encontram-se abertas até 6 de fevereiro de 2011 as inscrições para os seguintes cursos de formação à distância do Instituto Camões:


1 -
Cursos de especialização creditados com ECTS (European Credits Transfer System):

Cultura
Curso de especialização pós-graduado em Cultura Portuguesa Contemporânea
Estudos Pós-coloniais: Atlânticos Sul
Literatura Dramática Portuguesa Contemporânea
Patrimónios de Influência Portuguesa

Língua
Intercompreensão Linguística: Português, Espanhol, Francês

Tradução
Tradução e Tecnologias de Informação Linguística


2 - Cursos de Português para Estrangeiros


Portuguese for Foreigners, level 1
Portuguese for Foreigners, level 2
Português para Estrangeiros, nível 3


3 - Cursos de português para fins específicos

Laboratório de Escrita Jornalística
Laboratório de Escrita Criativa – Nível Avançado


4 - Cursos creditados pelo CCPFC para formação contínua de professores

MIPL 2.0. – Materiais interactivos para Português Língua Segunda na web 2.0.
Laboratório de Escrita Criativa – Nível Introdutório
Literaturas Africanas de Língua Portuguesa
A Novíssima Poesia Portuguesa
A Nova Norma Ortográfica da Língua Portuguesa (brevemente)
A Pragmática Linguística e Ensino do Português: A Comunicação Oral e Escrita (brevemente)

 

Mais informações em http://cvc.instituto-camoes.pt/ensino-a-distancia/novos-cursos.html .

Exposição "A Arte do Azulejo em Portugal", no Palais de la Culture Moufdi Zakaria, de 4 a 30 de junho de 2010
 
 
 

Pedro Moutinho

Pedro Moutinho pode orgulhar-se de ter uma postura singular em cima de palco, feito nada fácil quando se têm em conta as referências muito fortes que lhe chegam da própria família. A bagagem que transporta, não a física, mas a que se adivinha no saber que emprega em cada sílaba e em cada nota, essa sim, já beneficia dos anos e anos que aprendeu ouvindo quem antes dele já cantava lá em casa.

Pedro nasceu no meio do fado e aos 8 anos já cantava em encontros informais. Aos 19 já integrava o Clube de Fado Amália, porta para uma residência no histórico Café Luso.
Moutinho estreou-se com o álbum "Primeiro Fado" em 2003, o que lhe valeu o prémio revelação da Casa da Imprensa e uma digressão por algumas das mais emblemáticas salas portuguesas. Nesse mesmo ano o disco foi editado em grande parte da Europa, o que levou Pedro Moutinho a actuar em algumas das melhores salas e festivais europeus (como, por exemplo Ille de France) e a fazer uma tournée pela Bélgica).
Pedro Moutinho

Pedro deu mais um passo em direcção ao futuro com a edição de "Encontro", álbum onde a sua voz desafia Fernando Pessoa e António Lobo Antunes, entre outros poetas, para uma volta nas malhas do fado. No "Público" escreveu-se que Pedro Moutinho faz "do canto algo tão fácil e natural como respirar." É verdade. Essa é uma qualidade de que poucos se podem orgulhar, mas que em Pedro até surge discreta.
Tudo isso é experiência de que se socorre para impressionar quem o ouve, sólido como um rochedo, alma na voz, postura, pois claro, de puro fadista. Em palco, os olhos cerram-se, pois é no escuro que as emoções mais brilham. E a voz de Pedro Moutinho, podemos garanti-lo, brilha e muito.

Diz-se que o fado é como a vida e para construir uma carreira é preciso viver. Pedro Moutinho acredita nisso e o seu novo álbum, «Um Copo de Sol», encontra-o num momento de celebração, com o reconhecimento dos seus pares (Recebeu o prémio Amália em 2008) e da crítica a confirmarem-no como um dos mais seguros valores da nova geração do fado. No novo álbum, Pedro rodeia-se de grandes poetas – Pedro Tamen, Aldina Duarte, Manuela de Freitas – e canta melodias imaginadas por Rodrigo Leão, Tiago Bettencourt, Amélia Muge e Pedro Campos, com a segurança de quem conhece o fado de forma íntima e profunda. João Bonifácio, no Público, realçou a beleza da sua música, facto que tem vindo a aperfeiçoar em disco desde 2003, quando se estreou com «Primeiro Fado». Depois veio «Encontro«, álbum onde a sua voz desafia Fernando Pessoa e António Lobo Antunes, entre outros poetas. Marcou ainda presença no filme «Fados» de Carlos Saura e levou a sua voz além fronteiras. A fasquia continua a elevar-se e no novo álbum Pedro Moutinho carrega ainda mais na tecla da sedução e da sofisticação, apaixonando-nos a todos. Com estilo, classe e alma.

Em palco, todo ele é fado: a voz, o olhar, a pose e os gestos. Pedro dá corpo às suas canções e entende as subtilezas do género que o escolheu: sobrevoa a guitarra, rodeia a viola e faz suas as melodias com uma voz tão segura que parece que canta desde sempre. O que é capaz de ser verdade: começou a cantar aos 11 anos e desde então já pisou muitos palcos, tendo feito muitas noites nas casas de fados onde a verdade se impõe, pois não existe distância entre quem canta e quem ouve.

Cursos de formação à distância do Instituto Camões

Encontram-se abertas as inscrições para os seguintes cursos de formação à distância do Instituto Camões:

1 - Cursos creditados com ECTS (European Credits Transfer System):
Curso de especialização pós-graduado em Cultura Portuguesa Contemporânea
Estudos Pós-coloniais: Atlânticos Sul
Tradução e Tecnologias de Informação Linguística
Intercompreensão Linguística: Português, Espanhol, Francês
Literatura Dramática Portuguesa Contemporânea
Literatura Dramática Portuguesa Contemporânea
Patrimónios de Influência Portuguesa

2 - Cursos de Português
Portuguese for Foreigners, level 1
Portuguese for Foreigners, level 2
Português para Estrangeiros, nível 3

3 - Cursos creditados para formação contínua de professores
MIPI 2.0. – Materiais interactivos para Português Língua Segunda na web 2.0.
Laboratório de Escrita Criativa – Nível Introdutório
Literaturas Africanas de Língua Portuguesa
Primeira República e Republicanismo
Meio Século de Literatura Portuguesa (1880-1930)


Mais informações em
www.instituto-camoes.pt


Embaixada Portugal   Copyright © 2007 - 2017 Embaixada de Portugal em Argel - Argélia
Development & Seo by bsa Développement
 
referencement algerie informatique algerie